Mentoplastia

Aumento do queixo

Quais são as técnicas que podem ser usadas para aumentar o queixo?

  • Enxerto de gordura (lipoenxertia);
  • Mentoplastia com prótese;
  • Mentoplastia com avanço ósseo;
  • Preenchimento com ácido hialurônico.

Como é a técnica de aumento do queixo por lipoenxertia?

Nesta técnica, é primeiramente realizada a coleta de um pouco de gordura por meio de uma pequena lipoaspiração, então essa gordura é preparada e usada como preenchimento na região do queixo.

As vantagens dessa técnica é a facilidade de ser executada, a utilização de um material que é próprio organismo, a recuperação pós operatório rápida além de não deixar cicatrizes.

Como desvantagens existe a possibilidade de ocorrer algum grau de absorção da gordura enxertada e assim perder um pouco do resultado obtido. No entanto,  em geral, observamos que a absorção neste caso não costuma ser muito significativa  e os resultados assim costumam ser duradouros.

Como é a técnica da mentoplastia com prótese?

Nesta técnica, utilizamos uma prótese permanente para aumento do queixo. É  uma cirurgia rápida, sem cicatrizes externas, uma vez que utilizamos uma incisão por dentro da boca para introduzir a prótese, sendo uma excelente opção para quem necessita de um aumento mais significativo do queixo e permanente.

Há dois tipos de materiais utilizados nas próteses que podem ser de silicone ou de polietileno poroso de alta densidade. Nossa preferência é pela prótese de polietileno poroso de alta densidade, por serem permanentes, por não necessitarem ser trocadas  e por não provocarem absorção do osso do queixo, uma vez que as prótese de silicone podem após um certo tempo levar a alguma absorção do osso do queixo.

Como é a técnica com avanço ósseo?

Nessa técnica, é realizado o avanço do próprio osso do queixo, por meio de uma osteotomia (secção óssea) do osso queixo que é reposicionado na nova posição.

Embora essa técnica envolva uma maior manipulação, também não ocasiona um pós operatório doloroso, sendo em geral uma  cirurgia de rápida recuperação.

É indicada especialmente quando há necessidade de grande avanço do queixo, para casos mais acentuados. Além da melhora estética tem como vantagem levar à melhora da posição dos músculos da região da “papada”e assim melhorar indiretamente essa área, o que pode também levar em alguns casos à melhora funcional respiratória, como em alguns casos de pacientes que roncam durante o sono. 

A desvantagem dessa técnica seria a possibilidade de alguma perda de sensibilidade da região do queixo, entretanto na prática isso é algo raro de ocorrer.

Como é a técnica de preenchimento com materiais sintéticos, como o ácido hialurônico?

Essa técnica tem como vantagem a realização em consultório, sem necessidade de algum procedimento cirúrgico, assim não precisam de afastamento das atividades de rotina do paciente.

A desvantagem seria o fato de ser temporária, assim necessitar  reaplicações para manutenção do resultado. O tempo de duração do acido hialurônico costuma ser de cerca de um ano e meio. Como  a absorção ocorre de forma  gradual, uma redução da projeção pode ser percebida pelo paciente um pouco antes desse tempo.

Costuma ser indicada para pacientes que necessitam de um aumento mais sutil, para pacientes que não desejam procedimentos cirúrgicos e para pacientes que estão inseguros e desejam se verem com o novo queixo para ter certeza antes de optarem por um procedimento mais permanente.

Como é feito o planejamento do aumento na Clínica Zampar?

Independente da técnica a ser escolhida, podemos realizar um planejamento do aumento do queixo por meio de um estudo fotográfico em 3D no consultório, o que além de auxiliar na escolha da projeção, permite também que o paciente se visualize e participe mais ativamente dessa decisão.

Além disso, nos casos cirúrgicos, realizamos análises minuciosas de radiografias da face e estudos de planejamento do avanço por meio de medidas de proporções faciais antes da cirurgia.

O Dr. Gustavo Zampar, além de ter especialização em cirurgias plásticas de face,  é autor de um capítulo de livro intitulado Mentoplastia publicado no livro Cirurgia Plástica, “ Os princípios e a Atualidade”, editora Guanabara Koogan.

Posts recentes

Agendar consulta

    WhatsApp

    16. 99152-2348

    Você pode agendar sua consulta também pelo nosso WhatsApp. É Rápido e fácil!

    Cirurgião Plástico
    Dr. Gustavo Zampar
    (16) 3621-9969
    Ribeirão Preto

    Avaliação Tridimensional Facial e Corporal Pré-operatória

    Clinica Pioneira no interior de São Paulo a utilizar tecnologia tridimensional nas avaliações e planejamentos cirúrgicos.