Rinoplastia Ultrassônica - Entenda o que é isso!

Rinoplastia Ultrassônica - Entenda o que é isso!

Rinoplastia ultrassônica se refere aos casos em que o cirurgião utiliza um aparelho chamado “Piezo”.

Esse aparelho pode fazer as raspagens e os cortes ósseos do nariz com auxílio de pequenas raspas que funcionam pela conversão de ondas de ultrassom, produzidas pelo aparelho, em eletricidade o que por fim faz os instrumentos vibrarem e exercerem sua função.

Mas quais são as vantagens e desvantagens do uso do Piezo?

As vantagens seriam a possibilidade da realização de cortes ósseos mais regulares e sem lesar os tecidos moles que estão situados naturalmente ao redor do osso.

Como desvantagem pode-se citar a necessidade do aumento da área a ser descolada entre a pele e os ossos do nariz, isso para permitir a ação desse instrumento, uma vez que precisa ser feita sob visão direta.

Assim, se por um lado esse descolamento maior pode gerar mais inchaço na face no pós-operatório, por outro lado como não lesa os tecidos moles os pacientes podem ficar menos roxos também.

 

Bom, ainda não há um consenso quanto à melhor técnica a ser utilizada, se com Piezo ou sem. Deve se salientar que o resultado vai depender muito do cirurgião e de sua familiaridade com o material que utiliza.